www.k3igoiania.com.br

http://www.k3igoiania.com.br

KANGURUH TERCEIRA IDADE GOIÂNIA - CUIDADORES DE IDOSOS EM GOIÂNIA. OFERECEMOS UM SERVIÇO PERSONALIZADO PARA AJUDAR VOCÊ A ENCONTRAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA O CUIDADO DOMÉSTICO OU HOSPITALAR DE IDOSOS.

sexta-feira, 4 de março de 2011

ENVELHECIMENTO CONSCIENTE


Para o meu PRIMEIRO POST dessa minha nova fase... vou falar da velhice e dos aspectos atuais dessa fase.

            Se formos pensar, realmente nos anos 1900 (e lá vai bolinha...) as pessoas pessoas que chegassem aos 60 anos realmente estariam próximo do fim, ou já tinham passado da hora do fim, já que segundo dados do IBGE em 1940, a expectativa de vida da população chegava a média de 45,5 anos.   E hoje??? Segundo o mesmo instituto de pesquisa, em CENSO realizado no ano passado (2010) a população brasileira tem esperança de vida de 73,4 anos. Estão percebendo a diferença??? Em 70 anos a vida do brasileiro melhorou tanto que podemos viver quase 28 anos a mais. Então, algumas coisas devem ter melhorado em nossas vidas para que isso acontecesse.
            Se fisiologicamente o corpo envelhece, psicologicamente ocorre um amadurecimento do ser. Ahn??? Não entendeu??? É o seguinte, desde que nascemos o nosso organismo está envelhecendo... - Mas, e o bebê? Ele é tão novinho e você vem me falar de envelhecimento??? - Sim, é o estado de senescência, todos passamos por isso. Então, não podemos nos assustar tanto com uma questão que está nos acompanhando desde sempre. É a vida!
            Graças aos avanços da medicina estamos vivendo cada vez mais e esperamos chegar aos índices mundiais de oitenta e poucos anos, como no Japão e em países da Europa, em poucos anos. Novas drogas e fatores ambientais e de prevenção estão colaborando com a melhoria desses índices, onde podemos cuidar melhor de nossa saúde e tentar driblar a morte, podendo aproveitar mais da vida e amenizando os problemas da senilidade (termo que se aplica ao envelhecimento com doenças).
            A verdade é que, com o avançar dos anos, tornamos-nos mais propensos a desenvolver doenças crônicas e são elas as vilãs dessa história, pois são os motivos (varias doenças e vários motivos) que mais matam. Isso se deve, em parte, a alterações orgânicas próprias do envelhecimento, mas, principalmente, a hábitos inadequados que só nos preocupamos quando começamos a apresentar sintomas dessas doenças como o aparecimento do Diabetes tipo II, o aumento dos níveis de colesterol, hipertensão e a campeã, doenças cardíacas.
            Se houver prevenção, mudanças de hábitos (deixar de fumar, beber menos, melhorar alimentação, ter vida social e praticar exercícios físicos) e estar sempre com exames médicos em dia, poderemos alcançar e superar as médias de vida das populações mais evoluídas e conseguirmos  realizar mais coisas, com mais prazer nessa vida. Já que com o passar do tempo, apesar do envelhecimento do corpo, nos seres humanos, estamos mais experientes e amadurecidos o que quer dizer mais preparados para aproveitarmos o que a vida nos oferece com mais responsabilidade e confiança.
            É por isso que eu acho importante estudar e termos consciência da chegada da velhice, para que saibamos trata-la apenas como uma nova fase, com particularidades como qualquer outra fase, sejam boas ou ruins, que devem ser encaradas e se possível (se forem negativas) amenizadas, para que se viva cada vez mais e melhor. Tendo sempre em mente que o principal não é viver muito e sim viver com qualidade, sem pensar no momento da partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário