www.k3igoiania.com.br

http://www.k3igoiania.com.br

KANGURUH TERCEIRA IDADE GOIÂNIA - CUIDADORES DE IDOSOS EM GOIÂNIA. OFERECEMOS UM SERVIÇO PERSONALIZADO PARA AJUDAR VOCÊ A ENCONTRAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA O CUIDADO DOMÉSTICO OU HOSPITALAR DE IDOSOS.

sexta-feira, 4 de março de 2011

LONGEVIVENDO COM INDEPENDÊNCIA




Os idosos de hoje estão preferindo morar sozinhos a "dar trabalho" à família.
O fato de os idosos quererem essa independência é  extremamente louvável, visto que a manutenção da independência estimula o indivíduo a manter-se consciente e ativo, porém devemos estar atentos a capacidade do idoso de se manter sozinho de maneira saudável, já que a manifestação de doenças pode gerar riscos à vida, como esquecimentos de fogão ligado, desatenção à higiene e quedas.
Como seria bom envelhecer e estar de bem com a vida, levando uma vida tranqüila, sem as preocupações de uma rotina de trabalho executivo, por exemplo. Fazer um tricô, rezar, assistir um programa de artes ou curiosidades, cuidar do jardim (que está sempre florido), varrer a calçada, fazer um bolo... Apesar da rotina simples, é bem atarefada e demanda cuidado na execução, planejamento e habilidades, estando o idoso independente obrigado a manter-se atento ao seu próprio cuidado.
Esta realidade vem se espalhando entre os idosos de todo o país. Segundo o PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) em 2006, o número de idosos que moram sozinhos vem aumentando sistematicamente e já chega a 13,2%, enquanto que, em 1996, era de apenas 11,1%.
Isto é reflexo do aumento da expectativa de vida e da qualidade dela, os idosos vêm tomando decisões de suas vidas de maneira mais confiante e menos dependente dos filhos ou netos, apesar de manterem uma boa convivência familiar.
Outro ponto a ser destacado é o grande número de idosos que procuram complementação de renda, de pensões ou aposentadorias, trabalhando. A aposentadoria, muitas vezes pequena, não é suficiente para manter os gastos com moradia, remédios e planos de saúde fazendo ser necessário manter atividades lucrativas, mesmo que menos intensas.
Cabe a família manter-se atenta aos menores sinais de senilidade nos seus idosos, se o aparecimento de doenças está comprometendo a manutenção de seus hábitos diários sem ajuda de um terceiro – seja um familiar ou um cuidador de idosos profissional. E se isso acontecer é bom convencer a vovó ou o vovô que é hora de morar com mais alguém que possa lhe auxiliar em tudo o que precisar para o seu bem estar! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário