www.k3igoiania.com.br

http://www.k3igoiania.com.br

KANGURUH TERCEIRA IDADE GOIÂNIA - CUIDADORES DE IDOSOS EM GOIÂNIA. OFERECEMOS UM SERVIÇO PERSONALIZADO PARA AJUDAR VOCÊ A ENCONTRAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA O CUIDADO DOMÉSTICO OU HOSPITALAR DE IDOSOS.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

IDOSOS SÃO ALVOS DE GOLPES - Informe-se dos principais e alerte seus familiares.




Os golpistas têm escolhidos os idosos como as principais vítimas de suas armadilhas. Geralmente o contato é feito por telefone e por muitos idosos terem certa dificuldade de audição acabam dando pistas e dicas valiosas aos estelionatários enquanto tentam entender o que o outro fala do outro lado da linha, depois estas informações serão usadas na formulação das situações que eles serão envolvidos. Conheça alguns dos tipos de golpes mais comuns e fique atento se você está preste a cair em um deles.





1 – Suposto neto ou filho se encontra em apuro e precisa de ajuda.


Este golpe varia entre situações de batidas de carro e carro estragado na estrada. O bandido liga com uma história de – “A senhora/O senhor não vai adivinhar que está falando...” e nesse momento ele descobre nomes de familiares que poderão ser usados no golpe. A partir de então ele tenta sensibilizar a pessoa que há alguém querido em apuros e que o idoso precisa ajudar. Logo depois inventar várias histórias e pede para que deposite em alguma conta ou em caso mais perigosos que se encontrem para pegar o dinheiro. 



2 – Golpe da atualização do cartão do banco


Uma mulher liga para residência de idoso e identifica-se como funcionária do Banco no qual ele tem conta, com fala educada ela consegue convencê-lo que realmente se trata de situação verídica onde o seu cartão magnético deverá substituído por outro de maior segurança e para isso solicita que agende horário nas próximas 24h, quando um gerente irá levar em mãos o novo cartão. No horário agendado, um homem bem aparentado, vestindo terno e usando crachá do banco aparece em sua casa. Logo, a vítima não desconfia de nada e permite a entrada do tal gerente, que porta envelope timbrado do Banco. Após alguma conversa cordial, o bandido pede que o idoso pegue seu cartão de débito e empreste uma tesoura para inutilizá-lo. Nesta distração e usando a sua habilidade e rapidez ele consegue trocar o cartão com um outro falso e então o destrói com a tesoura.  Para conseguir a senha, a vítima é convencida que deverá digitar a nova senha em uma máquina eletrônica, porém mais uma vez essa não se passa de uma armadilha e a senha do idoso será armazenada. Com posse do cartão e da senha não é difícil imaginar o que acontece depois.


            Uma variação deste golpe é o do recadastramento bancário por telefone. O golpista liga para a vítima e diz ser representante do banco no qual ela possui conta. Na conversa, o estelionatário induz o correntista a fazer seu recadastramento bancário, digitando os números da sua agência, da sua conta e da sua senha. Com equipamentos capazes de identificar os sinais sonoros dos números digitados, os golpistas conseguem ter acesso a essas informações e sacar o dinheiro da vítima.








3 - Conto da aposentadoria


Nesse caso, a vítima não é contribuinte da Previdência Social. O golpista identifica-se como fiscal da Previdência e, demonstrando bom conhecimento de assuntos previdenciários, prontifica-se a conseguir aposentadoria para a vítima, mesmo que sem a contribuição mensal. Esta aceita a proposta e paga várias parcelas em dinheiro pelo serviço. Quando a vítima percebe que tudo não passou de um golpe, o estelionatário some. As denúncias referentes a esse tipo de golpe podem ser feitas pelo Prevfone (0800-780191), de segunda a sábado, das 7 às 19 horas.



Os próximos golpes acontecem por abordagem e não pelo telefone:



4 - Golpe do reajuste atrasado


O golpista identifica-se como funcionário de algum sindicato ou associação e age na saída de bancos ou próximo a entidades de classe. Ele aborda as vítimas dizendo que elas têm direito a receber os reajustes atrasados do benefício previdenciário, oferecendo-se, imediatamente, para agilizar o processo na Previdência Social. Para tal, pede alguns documentos e, para cobrir as despesas, um depósito de 10% do valor ao qual, segundo ele, a vítima terá direito pelos reajustes. Após receber o dinheiro, o estelionatário desaparece.





5 – Dois golpes do cartão engolido


No primeiro o golpista, usando um produto aderente, faz com que o cartão magnético do banco utilizado pela vítima fique preso no caixa eletrônico. O estelionatário fica à distância, observando a vítima digitar a senha do cartão. Após várias tentativas, a vítima desiste de usar a máquina e deixa o cartão. O golpista retira o cartão e saca todo o dinheiro disponível na conta corrente.


No segundo envolve mais preparação dos golpistas. Em primeiro lugar, eles colocam no caixa eletrônico um dispositivo que prende o cartão magnético do cliente. Logo depois, os estelionatários esperam a vítima. Um deles fica em frente ao caixa eletrônico e coloca um aviso, com o logotipo do banco e o telefone para informações. A vítima, ao ver seu cartão retido, pede informações ao golpista. Esse afirma que o caixa deve estar com defeito, pois foi colocado um aviso do lado de fora da cabine. A vítima decide usar o telefone e é atendida por outro estelionatário, o qual se faz passar por funcionário do telemarketing do banco. A vítima fornece dados como o número da sua conta e a sua senha numérica e é orientada a procurar uma agência bancária para formalizar o extravio do cartão. Com a senha e o cartão em mãos, os golpistas sacam o dinheiro da conta.





Estes são alguns dos diversos tipos de situações criadas pelos estelionatários para tentarem fazer suas vítimas, porém a criatividade faz com que eles mudem constante mente, logo devemos ficar atentos e desconfiarmos de tudo. Portanto, é importante ficar extremamente alerta ao receber telefonema de pessoas que se identifiquem como sendo de bancos, INSS, Justiça e etc. Não é de praxe por parte de órgãos públicos e instituições financeiras o uso de telefone como forma de prestar algum tipo de atendimento. Lembre-se que você não conhece a pessoa que está do outro lado da linha; a possibilidade de ser golpista é enorme. Jamais acredite de bate-pronto. Peça o maior número de dados de tal pessoa; tais como: nome completo, local de trabalho, endereço e telefone de onde trabalha. Depois ligue para o telefone PABX do local e procure saber se o funcionário existe e se pode falar com ele, para ter certeza que é a mesma pessoa que lhe telefonou.











Nenhum comentário:

Postar um comentário